< Iluminação diurna

Desenvolvimento de uso misto do Edifício 115 em Seattle, Washington, EUA

Localizado no Distrito de Freemont em Seattle, o Edifício 115 é uma estrutura multifacetada que combina casa, escritório, espaço de trabalho e ambiente de varejo em um edifício de uso misto artístico e funcional.

Building 115 Mixed Use Development in Seattle Washington USA

O Edifício 115 foi desenvolvido pelo construtor/proprietário Dave Boone da dBoone Construction e projetado pela Graham Baba Architects. Um dos desafios do Edifício 115 foi equilibrar material estruturalmente estável e esteticamente agradável, que ainda permitiria uma quantidade máxima de luz do dia. O edifício também poderia agir como lanterna durante a noite, proporcionando um efeito de brilho interior, mantendo um elevado nível de privacidade.

A solução foi instalar o sistema de perfis de vidro Pilkington ProfiliT™ da Technical Glass Products (Snoqualmie, Washington, EUA), isolado com painéis de policarbonato multicamadas preenchidos com aerogel LUMIRA®. Cerca de 550 m² de Opal aerogel LUMIRA incorporado entre os perfis para difundir a luz diurna natural, proporcionar isolamento térmico e reduzir o ruído da rua movimentada adjacente. Os perfis de vidro fundido estão disponíveis em diversas cores e texturas com translucidez variável, o que permite a passagem da luz natural sem perda de privacidade. Os perfis, disponíveis em até 23 m de comprimento, podem ser instalados na vertical ou na horizontal e podem ser configurados como paredes retas, curvas ou sinuosas. No Edifício 115, os arquitetos incorporaram o aerogel LUMIRA no espaço fechado entre os perfis para melhorar ainda mais o desempenho energético e reduzir a transmissão de som. 

"Queríamos criar um edifício que interagiria visualmente com a atividade da rua. Mas, para que o espaço ficasse habitável, precisávamos equilibrar transparência com privacidade", diz Jim Graham, diretor da Graham Baba Architects. "Precisávamos de um material que permitisse a entrada de luz e a privacidade e fosse visualmente interessante de dia ou de noite."

De acordo com Ron Madeley, Gerente de projeto da TGP, o "Edifício 115 era incomum, pois consistia de algumas intersecções e materiais de integração desafiadores dentro e atrás da parede de perfis de vidro que nunca foram usados juntos antes em um único projeto. Com cantos de vidro, luzes de visão integral e andares abrangendo transições elevados no edifício, o layout tinha que ser perfeito."      

  • Construtor/proprietário: Dave Boone da dBoone Construction
  • Arquiteto: Graham Baba Architects
  • Parceiro: Technical Glass Products
  • Painéis preenchidos com aerogel LUMIRA: AmeriLux International