< Iluminação diurna

Centro de lazer e piscina Quay da Freeman em Durham, Reino Unido

Nosso aerogel de alto desempenho foi incorporado em um novo salão esportivo e centro aquático.

Freemans Quay Pool and Leisure Center in Durham UK

A tecnologia do aerogel LUMIRA® incorporada nos vidros estruturais da Xtralite é um elemento importante no design da Wm Saunders Partnership LLP do Centro de lazer e piscina Quay totalmente contemporâneo da Freeman. O arquiteto do projeto, Andrew Bottomley, explica o conceito do design: "O plano básico é passado por um amonita, vinculando a orgulhosa tradição de mineração de carvão da região. Uma parede curva desce da parte de trás do local, no ponto mais alto, para dentro do coração do edifício, e termina na recepção."

O complexo é composto por diferentes espaços de atividade e é superado por um elemento paisagístico distinto, incorporando uma variedade de longas telhas abobadadas da Xtralite, algumas com respiros de abertura. Os vidros são de policarbonato multifoliado preenchidos de LUMIRA aerogel para proporcionar melhor desempenho térmico e acústico, além de altos níveis de iluminação natural difusa.

A estrutura do edifício contém valores de isolamento 50% mais elevados no salão da piscina do que os exigidos pelos regulamentos da construção civil e 25% maior em todas as demais áreas. O centro foi projetado para maximizar a luz diurna natural e emprega as técnicas de construção civil mais avançadas e materiais para concluir. Foi realizada a modelagem de luz do dia no salão da piscina principal, na piscina de aluno, na sala de fitness e no salão esportivo para garantir que os níveis de luz necessários sejam alcançados ao longo do dia, sem o auxílio de iluminação artificial. O design e a orientação do vidro no salão da piscina evita o ofuscamento e a luz solar direta sobre a superfície da água, mantendo uma incrível qualidade de luz diurna natural. Todas as áreas com luz do dia eficaz receberam sensores automáticos de luz que permitam a ativação de sensores de luz em níveis programados de luz.

Andy Johnson da Max Fordham Consulting Engineers diz: "Observamos economias de energia através do aumento da luz do dia e calculamos que deixar as luzes apagadas durante o dia poderia economizar 53.000 kg (53 toneladas) de CO2 anualmente. Isso não inclui o ganho solar benéfico ao salão da piscina, que aumentará ainda mais a economia. Além disso, a melhoria nos valores de U de claraboias convencionais reduz o custo de carvão da perda por calor de 18.000 kg (18 toneladas) de CO2 para apenas 11.000 kg (11 toneladas) de CO2 anualmente. Dessa forma, as claraboias LUMIRA aerogel prestam um serviço importante para o desempenho energético do edifício."

"Mas acho que a qualidade da luz é ainda mais importante," diz Johnson. "A luz que entra no espaço é difusa e reduzirá os problemas com ofuscamento intenso. No salão esportivo, estávamos muito preocupados com o ofuscamento intenso nas pessoas jogando badminton e, originalmente, pensamos em adicionar defletores às claraboias para minimizar o ofuscamento, mas isso não foi necessário com uso de LUMIRA aerogel. Nos salões da piscina, também é de vital importância minimizar o ofuscamento e os reflexos da água da piscina. Os arquitetos e eu ficamos muito felizes com a sensação dos espaços iluminados com as claraboias LUMIRA aerogel e acho que a luz difusa funciona, particularmente, bem."

  • Arquiteto: Wm Saunders Partnership, LLP
  • Engenheiro: Max Fordham Consulting Engineers
  • Parceiro: Claraboias Xtralite